O direito de acompanhar os gastos da sua cidade, garantido pela Lei de Acesso à Informação (LAI), é um pilar da democracia que permite a qualquer cidadão fiscalizar como o dinheiro público é utilizado. Através do Portal da Transparência, que a prefeitura é obrigada a manter de forma clara e acessível, é possível monitorar despesas como salários, contratos e licitações, exercendo o controle social e ajudando a combater a corrupção para garantir que os recursos sejam bem aplicados em benefício da comunidade.
A GOVBR, que é uma empresa focada em soluções na administração pública, tem, entre seus produtos, o TRANSPARÊNCIABRASIL, que faz justamente esse trabalho de compartilhar dados de transparência para cidadãos de inúmeras prefeituras do Brasil.
Esse produto, embora tivesse alcance bem considerável em território nacional, tinha alguns problemas, sendo eles:
Iniciei com uma análise do produto atual, entrevistas com usuários e pesquisa de sites de transparência de outras cidades para identificar pontos de melhoria.
Com base nos insights da pesquisa, criei um mapa de jornada do usuário e wireframes para explorar diferentes soluções para os problemas identificados.
Desenvolvi o design visual completo, criando um sistema de design consistente e protótipos interativos para validação das soluções propostas.
Realizei testes de usabilidade com usuários reais, coletando feedbacks valiosos para refinamentos finais antes da implementação.
Redesenhei completamente a home, trazendo para ela um dos itens de maior apelo do site, que é a busca de dados de receita ou despesa, de acordo com o tipo.
Trouxe para a página inicial dados importantes como totais de receita e despesa, além da porcentagem do nível de investimento.
Criei uma área de banners para atrair a atenção do contribuinte para temas importantes do momento, que podem ser dos mais variados assuntos.